sábado, 21 de junho de 2008

-Igreja São Francisco e Convento Santo Antônio

A locação do convento da ordem franciscana foi privilegiada. Em seu terreno foi encontrada uma jazida de calcário com densidades variadas, sendo uma delas muito densa, macia, com cristais finos, próprias para esculturas como descreveu o Frei Antônio de Santa Maria Jaboatão, conservando a grafia original, em Crônicas dos Frades Menores da Província do Brasil, em meados do século XVIII: “Nesta ...pedreira... do Convento se tirou, e tira, ainda que já hoje com algum trabalho de desmontar a terra pelos seus altos, toda a pedra, assim de cantaria, como a mais, que He necessária a qualquer obra ou edifício. Consta de vários bancos, como explicão os mestres da arte.

Do primeyro que se cobria ao principio, e pelas bayxas de pouca terra, e em muitas partes descuberto, se tira a pedra tosca, e dura de alvenaria, do segundo outra menos áspera mas forte, de que se faz perfeita e forte cal, do terceyro cabeços para fortalecer as paredes e do quarto a que serve para se lavrarem portaes, e outras semelhantes peças, não tão dura, e áspera, como as primeyras, mas muito mais alva, sólida e Liza da qual se fazem lavragens.

Toda sérvio de grande conveniência e menos custo para as obras do convento que muito depois se levantou de novo, tirando-se de dentro da sua cerca todo o material de pedra e cal e tãobem o saibro, que serve em lugar da areia, e He huã terra algum tanto vermelha que depois de tirada alguã, se segue esta athe se dar com o primeyro banco da pedreira, e tudo isto se tira do terreno da cerca, sem a moléstia de o pedir, e comprar fora
".

O conjunto franciscano é, sem dúvida, o monumento mais notável da Paraíba e os que planejaram a obra trabalharam com a visão de contemplação no grau mais elevado. Tem-se a sensação de que a igreja, com seus ricos adornos barrocos, oferece o apogeu de visualização com a passagem do equinócio de primavera.

Até a passagem dessa efeméride, a luz solar não incide diretamente na fachada principal do monumento, mas com a chegada da primavera, com a luz recortando os entalhes e os detalhes arquitetônicos, essa jóia da arquitetura ganha realce e grandiosidade.

O imenso adro fica todo iluminado após o meio-dia e o edifício reflete a plena luz. Na entrada, um de cada lado, percebe-se os cães de Fó (Fó é uma das denominações de Buda na China). Essas esculturas tradicionais, usadas como guardiões dos templos budistas, revelam a influência asiática na arquitetura religiosa portuguesa.
Além dessa ligação com a Ásia, podemos notar sobre os mesmos muros que limitam o adro, na interseção com a fachada frontal, uma máscara indígena de cada lado, figuras representativas das etnias locais. Outros símbolos profanos foram aplicados nesse magnífico templo barroco, como as sereias da talha da capela dourada.

Uma curiosidade que convém destacar nessa obra magnífica é o crucifixo que fica no coro, esculpido ao modo renascentista, representando Jesus com os pés separados, emoldurado por raios luminosos revestidos de folhas de ouro.


Cruzeiro com 12 metros de altura todo esculpido em pedra calcária.

Águias esculpidas em calcário, sendo que algumas são bicéfalas, símbolo monárquico europeu ornamentando o cruzeiro.

Cães de Fo, tradição dos templos budistas, no papel de guardiões, colocados na entrada do adro da igreja. Fo é uma das denominações chinesas para Buda.

Rostos de indígenas esculpidas em pedra calcária, na entrada da igreja.

Galilé da Igreja São Francisco.

Portal esculpido em pedra calcária, figuras de aves e frutas regionais

Detahe da porta e arco interno do Convento.

Claustro do Convento Santo Antônio.



Capela São Francisco.

Capela Santo Antônio.



Mobília do coro com crucifixo estilo renascentista, Jesus com os pés separados.

Púlpito com detalhe do arco lateral.

Cobertura do púlpito com anjos barrocos.

Pintura do forro da nave da Igreja São Francisco.

Pintura do forro da Capela São Francisco.

Pintura do forro do altar-mor da Igreja São Francisco. Os milagres e as tentações de Santo Antônio, a primeira história em quadrinhos feita na Paraíba.

Sacristia da Igreja São Francisco.

Interior do convento Santo Antônio.

Convento Santo Antônio, parte do conjunto franciscano.


Nenhum comentário: