segunda-feira, 23 de junho de 2008

-Moderna arquitetura paraibana

Até a década de 50, a praia de Tambaú era praticamente um bairro de veraneio. As famílias com maior poder aquisitivo tinham uma casa no centro e outra em Tambaú para passar as férias. As praias de Cabedelo eram mais usadas por famílias de outras cidades. A partir da década de 60 e 70, esse hábito começou a mudar e algumas casas foram sendo construídas para uso definitivo. Nessa mesma época, o arquiteto Acácio Gil Borsói, radicado no Recife, influenciou bastante as tendências e as construções residenciais daquele período. Era o modernismo que encontrava abrigo no gosto paraibano, embalado pela consolidação arquitetônica na construção de Brasília.

Mário Glauco di Láscio, Carlos Alberto Carneiro da Cunha, Leonardo Stuckert Filho e Roberval Guimarães tiveram atuações destacadas. Quase todas as residências dessa fase se encontram totalmente descaracterizadas, em sua maioria abrigando estabelecimentos comerciais. Como essas alterações agridem os projetos originais, tornando-os absurdamente feios, irreconhecíveis.

A vocação residencial de Tambaú fora descoberta. Mais e mais famílias passaram a adotar as casas-de-praia como residência definitiva e a arquitetura modernista foi avançando em direção da orla. Foi um rico momento para nossa arquitetura. Belas casas foram construídas à beira-mar. Esses imóveis que marcaram aquela época estão descaracterizados.

As residências que conservam o seu estilo original permitem a observação de uma arquitetura que considerava a integração ambiental como fator essencial, percebe-se a intenção de aproveitamento da luz e da ventilação litorânea.

O uso de geometrias arrojadas, grandes vãos com confortáveis varandas e colunas em formas de “V” deixaram uma marca inconfundível da época, tendo Brasília como símbolo nacional desse estilo. Os móveis pés de palito acompanhavam esse estilo, arquitetura e mobiliário falavam a mesma linguagem.

Somente nos anos 80, com a formação dos primeiros arquitetos da UFPB e o boom imobiliário de João Pessoa foi que a arquitetura moderna paraibana ganhou as feições atuais.

Os jovens arquitetos esbanjaram ousadia, particularmente nas cores. Observando-se à distância, os edifícios da orla, percebe-se uma combinação cromática aleatória que resulta em um gigantesco painel de efeito fractal.

Certamente que a escolha dessas cores não é submetida a nenhum programa, pois os pontos de observação são infinitos e o resultado é sempre alegre. Essa jovialidade arquitetônica policromática se amplia com a luz tropical incidente em todas as estações. A arquitetura moderna paraibana é muito alegre e colorida, reflete a diversidade cultural e étnica presentes em nossa sociedade.

Estação Cabo Branco, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer.

Anfiteatro





Vista da avenida Epitácio Pessoa.

Exemplos da moderna arquitetura da cidade.


Átrio do Tambaú Flat.

Nenhum comentário: