segunda-feira, 23 de junho de 2008

-Cabo Branco, monumento natural de rara beleza


Praia do Cabo Branco com cobertura vegetal de jitirana, Merremia aegyptia, típica da região.





Pela Geografia, a Ponta do Seixas é o ponto mais oriental da América. Bem ali no quintal de Marcus Aranha. Um lugar sagrado que ainda guarda as emanações telúricas de Atlântida, o continente lendário perdido nos confins do oceano. Esse marco geográfico, teoricamente, aproxima a Paraíba da África e da Europa.

Um território que convida à meditação e contemplação, embaladas pelo sopro suave dos alísios, as folhas dos coqueiros cantam os seus mantras que nos fazem viajar pelos universos ancestrais.

Entretanto, a alguns metros dali na direção Norte e outros a Oeste, surge o monumento natural que simboliza a capital da Paraíba, a terra dos Potiguaras. Constituído de argilas e areias multicoloridas, o Cabo Branco avança bravamente sobre o mar e o continente se derrama suavemente no oceano Atlântico.

O Cabo Branco enriquece o imaginário paraibano. Uma falésia atrevida que desafia a força das marés e impõe uma beleza plástica rara, que diferencia a paisagem urbana daqui das outras capitais brasileiras. A falésia é soberana e a força mágica que emana de seus minerais fortalece a têmpera do caráter paraibano.

Coberta por seu manto verde, a falésia acompanha a orla por alguns quilômetros. Uma paisagem que deve ser preservada para sempre, assegurada por dispositivo da Constituição do Estado, um patrimônio paisagístico que a natureza nos oferece generosamente. O convite à meditação é irrecusável. Daquele templo natural, a nossa mente navega entre oceanos e civilizações, sem precisar tirar os pés do chão.

De sua parede argilosa brotam cores que tingem harmoniosamente esse singular monumento da terra, uma pintura viva e dinâmica que se altera com as intervenções das marés desde o começo de Universo.

Fala-se em projetos fabulosos para interromper esse processo natural e espetacular que a natureza nos ofereceu, cujo único tributo que ela cobra é o respeito pela sua preservação que seria prejudicada por qualquer dessas sandices.

A cada dia ficam mais evidentes os grandes desatinos praticados em nome do progresso que deixa atônita toda a humanidade. Permita que o Cabo Branco interaja com a sua natureza, pise naquele chão e sinta o cheiro do mar. Se perca por alguns momentos em seu próprio universo.





Ponto mais oriental das Américas.


Aqui o sol nasce primeiro.

Praia de Tambaú.

Praia de Manaíra.

4 comentários:

itabaiana disse...

suas fotos são admiráveis.

itabaiana disse...

que foto maravilhosa eu gostei muito porque joão pessoa e um cidade muito linda

claudinha aires disse...

Parabéns pelo blog e informações da minha linda cidade!
Via virar indicação!

Abs,

Claudinha Aires

claudinha aires disse...

Parabéns pelo blog tão lindo sobre nossa cidade! Via virar indicação!

Abs,

Claudinha Aires